PPGCOM realiza V Seminário de Pesquisa nos dias 3 a 5 de abril

Data de publicação: 1 de abril de 2019. Categoria: Eventos, Notícias

Nos dias 3 a 5 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC) realiza a 5ª edição de seu Seminário de Pesquisa.

O evento inicia no dia 03/04 (quarta-feira), às 14 horas, no Auditório Valnir Chagas (Faculdade de Educação, Centro de Humanidades I, Campus do Benfica), com a aula inaugural “Rever Barravento”, ministrada pela Profa. Dra. Cláudia Mesquita (UFMG).

Cláudia Mesquita é professora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência, e orienta pesquisas de graduação, mestrado e doutorado. Pesquisadora do cinema brasileiro, com mestrado e doutorado na ECA-USP. Atualmente realiza pós-doutorado na UFC, desenvolvendo o projeto “O presente como história – estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo”. Publicou, com Consuelo Lins, o livro “Filmar o real – sobre o documentário brasileiro contemporâneo” (Editora Jorge Zahar, 2008), e organizou, com Maria Campaña Ramia, “El otro cine de Eduardo Coutinho” (Cinememoria e Edoc, 2012), publicado no Equador.

Em seguida, nos dias 04 e 05/04 (quinta e sexta-feira), pela manhã e pela tarde, no Auditório da Pós-Graduação em História (Centro de Humanidades II, Campus do Benfica), a Turma 2018 do Mestrado apresenta o andamento de suas pesquisas, comentadas por pareceristas externos ao programa. As pesquisas se dividem em cinco eixos temáticos: “Comunicação e Novas Mídias”; “Comunicação, Cidade e Cidadania”; “Discursos Jornalísticos”; “Estudos de Cinema”; e “Pensar as Imagens”. O cronograma de apresentações será divulgado aqui no evento.

Confirme presença e confira detalhes no link a seguir: bit.ly/2CNFsoB

_________________________________

PROGRAMAÇÃO:

03/04 (quarta-feira), 14h-18h: Aula inaugural “Rever Barravento”, com a Profa. Dra. Cláudia Mesquita (UFMG).

Local: Auditório Valnir Chagas, na Faculdade de Educação, Centro de Humanidades I, Campus do Benfica.

04/04 e 05/04 (quinta e sexta-feira), 8h-12h e 14h-18h30: Apresentações das pesquisas de mestrado do PPGCOM.

Local: Auditório da Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades II, Campus do Benfica.